Quando mudei minha mentalidade ou virei a chave para poder começar a investir para o meu futuro, deixei de lado diversas coisas que não agregavam ou consumiam meu poder de compra.
Assim como mais recursos financeiros, eu pude abrir minha primeira carteira de investimentos….rsrsr ainda estou na primeira mais o mais importante é a coragem para colocar um pensamento em ação, executar a ideia.
Sem enrolação vamos ao que interessa:
- Deletar aplicativos de compra no celular: eu adorava passar meu tempo livre olhando as coisas para comprar em app: shopee, mercado livre, amazon, lojas de departamentos como Riachuelo, Renner, Marisa entre outras tantas que existem. O que eu percebia que isso me fazia ter vontade de comprar as coisas por influência do marketing que um produto tinha e por diversas vezes acabava gastando sem planejamento.
- Taxa manutenção para conta corrente: os bancos têm por obrigação oferecer a tarifa básica (tarifa de serviços gratuitos) aos usuários, de acordo com a resolução n° 3.919/2010, estabelecido pelo banco central no ano de 2008, porém até uns 8 anos atrás essas informação não era amplamente divulgada e eu vivia pagando, hoje bato o pé e não aceito, eles não tem como argumentar.
- Anuidade do cartão de crédito: Vários bancos digitais oferecem cartão hoje sem anuidade e sem precisar gastar valor mínimo. E no caso de banco físico também tem alguns cartões sem anuidade, dependendo se seus gastos são altos no cartão de crédito o seu gerente consegue isentar a taxa.
- Comprar itens na promoção: comprar só porque viu que está em promoção, como se fosse uma oportunidade, quando na verdade raramente essas promoções que nos deparamos não têm nada que você de fato esteja precisando. Só é uma grande cilada.
- Comprar Bijuteria ou jóias: Não sinto falta, tenho um colar desde 2012, são mais de 10 anos, ganhei e raramente tiro ele, talvez um dia o troque, quando ele não mais existir, brinco tenho um pequeno que quase nunca tiro da orelha ele serve para todas as ocasiões. Tenho um anel de formatura que nunca usei, lembrando agora preciso me desfazer dele, pois já sou formada a mais de 10 anos também.
- Perfumes importados: até 3 anos atrás eu ainda gastava com isso, na verdade a maioria dos cheiros me dão dor de cabeça, então eu vivia tentando achar o perfume perfeito tanto para o calor, como dias de inverno e a cada 6 meses, estava trocando. Hoje tenho um nacional que serve para todas as ocasiões, apenas quando termina compro novamente. não vejo a necessidade de outros.
- Maquiagens em excesso: antes eu adorava ter inúmeros produtos, para pele porém não tinha a disciplina para usar, até batons já cheguei a ter vários sendo que nem usava. Hoje em dia tenho o básico que a pele que consigo usar diariamente aliado ao uso de protetor solar.
- Vários cremes de cabelo: por ter cabelo cacheado sempre estava mudando, comprando um creme novo. Hoje em dia eu compro o que já conheço e sei que atende a finalidade a qual preciso, sem ficar sendo influenciada pelas mídias sociais.
- Produto de qualidade duvidosa: se eu não puder comprar um serviço ou um produto de boa qualidade prefiro aguardar e me planejar melhor para adquiri-lo, por diversas vezes comprei um produto sem procedência, pela
- Roupas da moda: Levo uma vida bem tranquila, saio raras vezes a noite, gosto desse estilo de vida mais calmo, sem grandes festividades. Com o tempo fui identificando meu estilo e coisas que combinam com minha personalidade. Assim quando compro são coisas que irão me fazer sentir bem independente da ocasião.
Essas são apenas algumas atitudes que deram certo para eu alcançar meus objetivos, se você tirar alguns minutos para refletir, pode encontrar atitudes que também façam sentido para sua jornada pessoal.
Até ,breve!
Pingback: Motivos para ter uma reserva de emergência