Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) em parceria com a Casa da Moeda do Brasil (CMB), lançou na quinta feira dia 04/07 o projeto de uma plataforma digital que tem o intuito de impedir as ações fraudulentas de falsificações de selos em produtos regulamentados, que necessitam da certificação do Inmetro para serem distribuídos em todo o País.
Casa da Moeda do Brasil é responsável pela produção de documentos essenciais para os brasileiros, como passaportes, cédulas do meio circulante e selos fiscais. Recentemente, esta implementou soluções tecnológicas para garantir a segurança e autenticidade dos produtos, incluindo sistemas de controle de rastreabilidade.
O projeto “Inmetro na Palma da Mão”, como intitulado utiliza um selo digital com marca de segurança para três produtos específicos: capacetes de motociclistas, extintores de incêndio e cilindros de gás natural veicular.
O objetivo é combater a falsificação e proteger o consumidor por meio da fabricação de selos com elementos únicos de segurança. A plataforma “Inmetro na Palma da Mão” irá permitir que os consumidores verifiquem a autenticidade dos selos por meio de seus dispositivos móveis, transformando-os em agentes fiscalizadores. O projeto foi desenvolvido após reuniões com fabricantes, associações e revendedores, que relataram as dificuldades causadas pela falsificação de selos.
O Inmetro segue as orientações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para atender às demandas da Indústria 4.0. O novo sistema de vigilância de mercado traz mais segurança às relações de consumo e avanços para o setor produtivo.
Além disso, a Casa da Moeda apresentou inovações no selo digital, incluindo tecnologias como polarização com uso de filtro, tintas de segurança especiais e autenticação forense. Com o controle total da produção de selos, a reprodução de cópias ilegais é impossibilitada, melhorando a rastreabilidade e reduzindo a falsificação em todo o país.
O projeto contará com uma assistente virtual chamada “Medida” que estará disponível no WhatsApp para facilitar a verificação da autenticidade dos selos e fornecer suporte rápido e eficiente aos consumidores, esclarecendo dúvidas e também recebendo denúncias de possíveis ações fraudulentas.
Os consumidores podem obter mais informações através do site Inmetro.