“Crise dos 30 anos: ela existe? como enfrentá-la?”

Será que ela realmente existe?

Um assunto que tem rolado muito nas conversas que tenho ultimamente, em minha rede de apoio, onde a maioria dos amigos próximos encontram – se com 30 + , é sobre esse misto de sensações inquietantes que estamos enfrentando.

Frequentemente, estamos avaliando as nossas conquistas e nos perguntando se fizemos as escolhas certas.   Se não é hora de mudar, quais são as nossas metas, porque as prioridades parecem ter mudado. O que causa esse sentimento de incertezas quanto ao futuro profissional, pessoal e emocional? Quais eram as expectativas que tínhamos, que sensação é essa de que o tempo está passando  rápido demais e que estamos parados, atrasados e sem oportunidades para vislumbrar. o que  vontade é essa de recomeçar, de encontrar um novo proposito na vida.

Existem várias razões pelas quais esse tipo de sentimento pode surgir:

1.Pressão social e expectativas: Muitas vezes, quando chegamos próximo do trinta anos com expectativas sociais sobre onde deveríamos estar em termos de carreira, relacionamentos e conquistas pessoais. Comparar-se com os outros ou com ideais preestabelecidos acaba gerando a sentimentos de inadequação e insatisfação.

2.Mudanças de prioridades: À medida que envelhecemos, nossas prioridades e valores podem mudar. O que era importante para nós aos vinte e tantos anos pode não ter o mesmo peso aos trinta. Isso pode levar a um período de reavaliação e ajuste de metas e objetivos.

3.Cobrança interna: Sabe aquela voz que ecoa dentro de você, que te faz questionar sobre suas escolhas e conquistas. Muitas vezes essa voz interna pode contribuir negativamente e acentuar a sensação de estagnação e falta de propósito. É necessário observar até que ponto ela é válida.

4. Medo do futuro: À medida que envelheço, tenho a impressão de que as responsabilidades veem junto com o envelhecimento. Um medo do desconhecido e uma ansiedade em relação ao futuro parecem estar mais próximas a mim.

Como Enfrentar?

  • Veja como uma oportunidade para autoavaliação, aceite as mudanças e reavalie suas prioridades;
  • Explore novas experiências pessoais e profisssionais, tenha hobbies (andar de patins, nadar, academia, dança), desenvolva seu intelecto e amplie seus conhecimentos.
  • Tenha amigos com que você possa compartilhar sua experiências, sua conquistas e até mesmo os momentos difícies, eles serão de grande ajuda em toda sua trajetória.
  • Não menos importante pratique a gratidão, seja grata pela vida, saúde, amizades, conquistas e os aprendizados que te trouxeram até aqui.

1 comentário em ““Crise dos 30 anos: ela existe? como enfrentá-la?””

  1. Pingback: 5 vantagens de adotar um estilo minimalista -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *